quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Estudo 2 - As Sete Celebrações de Israel e o cumprimento profético em Cristo - Dia 19 de fevereiro de 2017

As Sete Celebrações de Israel 
e o cumprimento profético em Cristo




Como Deus deseja ser celebrado? _________________________
Aprendemos que deverá ser com júbilo – Salmo 100.
Quem gosta de festa? ___________________
O primeiro milagre de Jesus se deu em uma festa de casamento. João 2.1-10.

Deus ama festa e celebrações.
Além do culto sabático, o povo precisava fazer sete festas ao Senhor. Este era o calendário litúrgico do povo hebreu.
Depois vieram outras festas.

Existe uma relação entre as Sete Festas de Israel, Cristo e a Igreja?
Qual relação? _____________________

Vamos rever o gráfico da última aula trabalhando os detalhes:

·      PÁSCOA - Dia 14 de Nisã (1º mês). Ex 12:6-7 / Lv 23:5- “Passagem” - Celebra a passagem do anjo da morte por cima da casa dos hebreus no Egito, livrando seu primogênito da morte. Cinco dias antes da Páscoa, cada família escolhia um cordeiro sem manchas, perfeito. Este cordeiro seria morto na Páscoa, entre 15h e 18h, seu sangue pincelado nos batentes da porta e a carne seria assada e servida com ervas amargas e pães sem fermento. O cordeiro seria morto no lugar do primogênito daquela família.

Cumprimento Profético:
Crucificação de Jesus, que entrou em Jerusalém 5 dias antes da Páscoa e, como Cordeiro de Deus, sem pecado, derramou seu sangue e foi morto durante a Páscoa, entre as 15h e 18h.

·         PÃES ASMOS - Dia seguinte depois da Páscoa. Ex 12:18 / Lv 23:6 - Celebrava a saída às pressas do povo do Egito. Durante uma semana, após uma criteriosa “varredura” pela casa, todo fermento encontrado era retirado, e toda família só poderia consumir comidas e bebidas sem levedura, ou seja, sem fermento.

Cumprimento Profético: Pureza e Santidade simbolizadas na ausência de fermento  só podem ser alcançadas através da justificação por meio de Jesus Cristo - João 6:35.

·         PRIMÍCIAS - Um dia depois do sábado dos Pães Asmos, no primeiro dia da semana (domingo). Lv 23:9-12. Consagração dos primeiros frutos da colheita a Deus. Um feixe de cevada nova, polvilhada com incenso era levantado a Deus e movido perante o Senhor.


       Cumprimento Profético: Num domingo de Primícias, Jesus ressuscitou e foi levantado diante do Senhor - 1Co 15:20 e Cl 1:18.

·         PENTECOSTES - 50 dias após a Festa das Primícias Lv 23:15-17 Também chamada de “Festa das Semanas”, é um tempo de celebração pela liberdade, descanso  e também por Deus ter dado a Lei ao seu povo. Num grande ajuntamento, todos compartilhavam juntos do alimento ao ar livre. Dois pães levedados (com fermento) eram levantados diante de Deus. Era a única festa em que a participação de gentios era permitida.


      Cumprimento Profético: 50 dias depois da ressurreição de Jesus, durante as festividades de Pentecostes, Deus mandou o Espírito Santo sobre sua Igreja, formada por judeus e gentios (dois pães levedados) - Atos  2.

·         TROMBETAS. Dia 01 de Tishrei  (7º mês) Lv 23:23-25 / Nm 29:1-7. Também chamado de “O dia do som do shophar”, ou “O dia do estrondoso despertar”, é a única festa que começa na lua nova, dura 10 dias e celebra o Ano Novo Civil.  Assim que surgia o primeiro raio ou sinal da lua nova, o sacerdote soava o shophar no parapeito do templo. Neste momento, todos deveriam parar imediatamente o que estivessem fazendo e se dirigirem para o templo para adoração e os sacrifícios.


      Cumprimento Profético: O arrebatamento foi várias vezes associado ao toque de uma trombeta, onde dois estariam no campo, um seria levado e outro deixado.

·      EXPIAÇÃO.  Dia 10 de Tishrei. Lv 23:26-32.  Nos 10 dias seguintes às Trombetas, deveria haver um tempo de profunda contrição e arrependimento e no décimo dia, este tempo se encerraria com o Dia de Expiação. Tempo separado para reconhecer e se arrepender dos seus pecados, tempo de dor, agonia e quebrantamento. O som do shophar convoca a todos para se voltarem a Deus em arrependimento, caso contrário, serão destruídos. É o dia mais solene do ano e a única ocasião em que o sumo sacerdote entrava no Lugar Santíssimo para expiação da nação. Dia de jejum e diversos sacrifícios.

Cumprimento Profético: Aponta para a perfeita Expiação que temos em Cristo. No céu não há pecado, choro ou sofrimento. Será uma perfeita expiação. 

·     TABERNÁCULOS -  Dia 15 de Tishrei. Cinco dias após o Dia de Expiação. Ex 12:6-7. Durava sete dias. Também chamada de Festa da Colheita, ou Festa do Ajuntamento. Passado o tempo de lamento pelo pecado, a Festa comemora a provisão e o abrigo de Deus durante o êxodo e ilustra Sua habitação no mundo porvir. Dia de cânticos e sacrifícios de gratidão. O povo fazia tendas ao ar livre e ali ficavam durante sete dias, celebrando a colheita e iluminando o arraial com suas luzes e tochas.

     Cumprimento Profético: Celebração do Milênio. Da preparação para o Novo Céu e a Nova Terra.

 Resumo:
1.                 Páscoa = Redenção - Crucificação do Cordeiro de Deus
2.                 Pães Asmos = Pureza - Sepultamento de Jesus
3.                 Primícias = Consagração - Ressurreição de Cristo
4.                 Pentecostes = Comunhão - Descida do Espírito Santo
5.                 Trombetas = Anunciação - Arrebatamento?
6.                 Expiação = Arrependimento - Expiação perfeita no céu. 
7.                 Tabernáculos = Celebração - Milênio?

As três primeiras Festas representam a nossa Redenção.
A quarta, a nossa santificação.
As três últimas, seriam símbolos proféticos da nossa Glorificação.

“O Espírito e a Noiva dizem: Vem. Ora, vem, Senhor Jesus!”


3 comentários: